Maria e Marta

Maria e Marta são as irmãs de Lázaro. Os três eram amigos pessoais de Jesus Cristo que os amava. As irmãs eram muito diferentes como evidenciado em uma das visitas do Salvador. Marta trabalhava duro tentando preparar e servir uma bela refeição para o Salvador, porém Maria parou de trabalhar para sentar aos pés de Jesus e ouvir Seus ensinamentos. Marta não estava feliz com a situação e pediu ao Salvador que intervisse. O Salvador reconheceu seu empenho, mas gentilmente a ajudou a identificar adequadamente as prioridades:

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada (Lucas 10:41-42).

Lázaro ficou doente e as irmãs procuraram Jesus, sabendo que Ele poderia curar seu irmão. Entretanto, Jesus só chegou depois de vários dias, sabendo que algo maior estava preparado para Lázaro. Sua doença ajudaria as pessoas a obter um testemunho de Jesus Cristo. Quando Ele chegou, Lázaro estava morto há quatro dias. Ao saber que Jesus estava chegando, Marta saiu correndo para encontrá-Lo. Ela disse a Ele que se Ele estivesse estado ali seu irmão não haveria morrido, mas que ela sabia que Deus faria tudo o que Jesus lhe pedisse. Jesus a lembrou de que Ele era a ressurreição e prometeu que seu irmão ressuscitaria. Entretanto, ela não compreendeu o que Jesus queria dizer, achando que Ele estava se referindo a ultima ressurreição. Ele novamente disse que Ele era a ressurreição e que aquele que Nele cresse jamais morreria. Ele perguntou a ela se acreditava nisso e ela respondeu que sim.

Ela então retornou a sua casa e disse a Maria que Jesus desejava falar com ela. Maria foi até os limites da cidade para encontrar Jesus, e ao se aproximar Dele, caiu de joelhos, dizendo que se Ele estivesse estado ali seu irmão não haveria morrido. Jesus viu suas lagrimas e se comoveu.

Jesus pediu que o levassem até o lugar onde Lázaro havia sido sepultado. Ao chegar lá, Ele chorou. Ele então chamou Lázaro de dentre os mortos e ele ressuscitou. O relato deste milagre se espalhou rapidamente. Lázaro e suas irmãs estavam presentes junto com os apóstolos, no jantar de Páscoa seis dias depois do ocorrido. Muitas pessoas comparecerem ao jantar para ver Lázaro por si mesmas.

No jantar, que aconteceu na casa de Simão, o leproso, Marta serviu a comida e sua irmã Maria ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Judas Iscariotes reclamou que o dinheiro gasto com os unguentos deveria ter sido dado aos pobres, embora João tenha registrado que os pobres eram a ultima coisa com que Judas estava preocupado.

Jesus disse a Judas que não a recriminasse, pois o ela estava fazendo era um prenúncio da sua morte e sepultamento. Ele pediu que essa história fosse sempre contada como um memorial para ela.

Este artigo foi adaptado do Dicionário da Bíblia SUD e do livro Cada Pessoa no Novo Testamento escrito por Lynn F. Price (Horizon Publishers, [2002], 25-26).

Dê a sua opinião

Diga o que você esta pensando...
e se você quiser escolher uma foto para aparecer no seu comentário, crie um avatar!